ARQUITETURA PARA VENDER

A arquitetura e a decoração podem ser grandes aliadas ou vilãs dos estabelecimentos comerciais no momento de reter o cliente e estimular as compras. Um ambiente moderno e caracterizado por um layout atrativo e funcional atrai o interesse dos consumidores. A especialista em projetos de decoração e obras de acabamentos, Izabel Souki, alerta os lojistas para alguns pontos importantes. “A loja precisa ser aconchegante para o cliente se sentir bem e ter vontade de consumir. Lojas apertadas, muito abafadas ou frias demais acabam espantando a clientela”, comenta a especialista.

A vitrine é responsável pela primeira impressão da loja, por isso, é preciso ter cuidado especial com ela. De acordo com Izabel, as vitrines devem ser bem iluminadas e conter o que existe de mais interessante na loja. “As peças da vitrine têm que chamar atenção. Além disso, as vitrines podem ser decoradas de acordo com a época do ano e as datas comemorativas. É interessante que a decoração seja feita um mês antes da data”, explica.

Outro fator essencial é a iluminação do local. A luz tem o poder de engordar ou emagrecer uma pessoa e também de tornar o ambiente mais aconchegante ou não. “Primeiro, deve ser pensada uma iluminação para todo o ambiente, depois, para cada canto em especial. As luzes brancas devem ser evitadas, pois são frias e podem espantar o cliente. A preferência é para as amarelas, que transmitem a sensação de aconchego”, indica Izabel.

A distribuição das mercadorias pela loja também necessita ser contemplada no projeto. Izabel ensina que o ideal é um layout funcional para os estabelecimentos comerciais, que permita que o cliente consiga circular com conforto e segurança e tenha acesso a todas as mercadorias. A proprietária da loja de roupas femininas Amale, Patrícia Lopes, realizou uma mudança geral no local durante a reforma. “Mudei a disposição das araras, incrementei a vitrine e aumentei os provadores. Tudo para que o cliente fique o mais confortável possível”, conta a empresária.

Uma ótima opção para a decoração de lojas é investir em uma boa pintura e ornamentação. “O diferente chama atenção”, diz Izabel. Mas a especialista em decoração faz uma ressalva. “É importante usar cores que atraiam, mas que combinem com o estilo da loja e não sejam quentes demais”, afirma. Objetos de decoração também são válidos, desde que os adornos não chamem mais atenção que os produtos.

1 thought on “ARQUITETURA PARA VENDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *